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terça-feira, 20 de julho de 2010

Infra Estrutura – Prioridades do Agronegócio


Reconhecidamente a agropecuária paranaense tem sido competente dentro da propriedade. Fato conhecido também de que fora da porteira da fazenda, as condições de transporte para o beneficiamento e comercialização da sua produção são caóticas.
Consultando especialistas do setor de transportes, e analisando cautelosamente as necessidades do agronegócio, a FAEP definiu, desde o ano de 2002, um elenco de investimentos considerados prioritários para aumentar a eficiência econômica dos resultados da atividade.
Apresentado à sociedade civil organizada paranaense, através dos diversos fóruns de discussão sobre a logistica estadual, constatou-se que grande parte dessas prioridades são coincidentes com as demais instituições interessadas no assunto.
Abrangendo os modais rodoviário, ferroviário e portuário, definiu-se como prioridades incondicionais para a melhoria nos resultados econômicos do agronegócio as seguintes:

Rodovias
• recuperação total da malha rodoviária estadual;
• redução no preço das tarifas de pedágio nas rodovias do Anel de Integração e conclusão de sua duplicação;
• expansão da malha pavimentada incluindo a conclusão de rodovias importantes, como a "Boiadeira".
• Asfaltamento da estrada do Cerne.
• Construção do trecho de cerca de 10 km entre a BR 277 e o Porto de Antonina

Ferrovias
• construção de um novo trecho ferroviário entre Guarapuava e Ipiranga para integrar de forma operacional a Ferroeste com o sistema da RFF (concessão da ALL);
• construção de um novo traçado entre Curitiba e Paranaguá;
• construção do trecho Campo Mourão - Jussara para dar fluxo ferroviário à produção do oeste/noroeste
• ampliação da Ferroeste trechos de Cascavel a Guaíra

Portos
• reforma da sub e supra estrutura de suporte à atracação de navios
• dragagem permanente;
• construção do cais oeste no porto de Paranaguá
• construção de um novo silo graneleiro para 100 mil toneladas
• recuperação/substituição dos equipamentos de recepção e embarque de graneis sólidos nos navios

A relação de investimentos implica no valor total aproximado de R$ 2,1 bilhões, considerado modesto considerando-se que o Estado do Paraná é o 5º Estado na participação da arrecadação federal e o 22º no recebimento dos investimentos.
Todos os investimentos estão definidos consensualmente pelas usuários do sistema de transportes, os recursos são possíveis de serem alocados, cabe aos governos a vontade da execução.


Nilson Hanke Camargo – Engº Agrônomo e Economista – FAEP/DTE

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