Pesquisar este blog

domingo, 25 de julho de 2010

Resultados do Porto de Paranaguá em 2008

O porto de Paranaguá fechou 2008 com movimentação de 33 milhões de toneladas de mercadorias, volume 13,6% menor que 2007. A redução foi provocada principalmente pelos embarques de milho, que baixaram de 4,7 milhões de toneladas para 1,8 milhão de toneladas. Mesmo assim, a receita cambial gerada com exportações pelo terminal cresceu 18,91% e chegou a US$ 14 bilhões.

A administração dos portos de Paranaguá e Antonina – APPA, avalia que a movimentação de produtos com maior valor agregado proporcionou o resultado positivo nas receitas. Os procedimentos para consolidação do porto com características de porto multicargas vem contribuindo significativamente para reduzir os impactos quando há queda nos embarques de grãos, como ocorrido em 2008 na redução das exportações do milho.
As exportações de açúcar, por exemplo, cresceram 28%, para 2,8 milhões de toneladas. A Pasa Operações Portuárias, de usinas sucroalcooleiras do Paraná, é a principal exportadora de açúcar no porto com perspectivas de aumentar seu volume em 2009.

As exportações com contêineres mantiveram-se praticamente estáveis, com 297,3 mil de unidades. A crise financeira resultou em recuo de 28% nas exportações de veículos mas, no caso das importações, a alta foi de 35% com 80.503 unidades ante 59.546 em 2007. A importação de fertilizantes, que recebe por Paranaguá o maior volume importado pelo Brasil, também caiu e o porto movimentou 5,9 milhões de toneladas, 20% menos que em 2007.


Registro importante nessa redução de carga de graneis sólidos, é o reflexo das serias restrições de saída de navios com carga total, por razões de diminuição significativa nos últimos cinco anos da profundidade do canal de acesso ao porto e nos berços de atracação, que provocaram o desvio das exportações pelos portos vizinhos de São Francisco do Sul e Santos, principalmente.


Nilson Hanke Camargo – Eng. Agrônomo e Economista que responde por logística na FAEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário